SST no eSocial

Esteja em dia com seus envios!

O eSocial é um sistema criado pelo Governo Federal com o intuito de coletar informações das áreas: trabalhista, previdenciária e tributária, bem como da área relacionada à saúde e segurança no trabalho, tendo em vista que as empresas também são obrigadas a cumprir as legislações voltadas a este tema. Até então, sua aplicação só ocorria no momento de uma fiscalização pelo auditor fiscal da Secretaria do Trabalho ou ainda na ocorrência de uma ação judicial.

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O que é eSocial?

O eSocial é o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, um projeto do governo federal, instituído pelo Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014.

 O objetivo deste sistema é unificar e facilitar o envio de informações sobre os empregados, por parte das empresas, para o Governo Federal. Para isto, o governo fornece o manual, leiaute e tabelas referentes aos grupos, eventos e prazos.

O que muda em SST com eSocial?

A fiscalização passa a ser mais consistente, exigindo que a empresa passe a cumprir com as obrigações com regularidade. Isto é, o eSocial não mudará nenhum processo de SST, apenas a forma que os órgãos competentes receberão as informações..

Podemos citar também os reflexos dessa alteração de realidade, como:

  • Mudança na rotina do profissional de SST;
  • Reforço da padronização das informações contidas nos laudos;
  • Garantia de que os prazos se cumpram de acordo com a lei;
  • Cumprimento integral das leis e normas;

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